Contador no Comércio

QUAL A NECESSIDADE DE UM CONTADOR PARA O SEU COMÉRCIO?

Como o contador não é obrigatório, alguns gerentes ou líderes de negócios estão se perguntando quais são os benefícios que ele oferece. No entanto, parece que este profissional traz um número considerável de vantagens: economia de tempo, segurança da empresa, otimização de sua situação, aquisição de credibilidade, etc. Saiba a seguir o porquê é necessário contador na hora de abrir o seu comércio:

O CONTADOR TE FORNECE MAIS FLEXIBILIDADE DE TEMPO

Este é um dos benefícios essenciais do contador. Este profissional permite que um empreiteiro liberte tempo para se dedicar à sua atividade. Este tempo pode ser dedicado ao desenvolvimento do comércio e à melhoria do valor agregado que ele gera. Assim que você delega sua contabilidade para um contador, pode descarregar o peso de alguns encargos repetitivos e demorados, e investir o tempo que sobra disso em missões que você não pode terceirizar: gerenciamento de pessoal, gerenciamento de equipe, negociação com parceiros (fornecedores, clientes), etc.

Esta solução é particularmente recomendada em situações em que o empreendedor não tem conhecimento da contabilidade, ou seja, não presta atenção ou quando não tem conhecimento adequado para manter a contabilidade adequada.

O contador ajuda a proteger seus negócios em diferentes áreas. Trabalhando com um contador, você tem a vantagem inquestionável de proteger o negócio em uma infinidade de áreas.

SEGURANÇA CONTÁBIL DO COMÉRCIO

O contador é o único profissional autorizado a manter a contabilidade das empresas. Ele tem todo o conhecimento e diplomas para produzir uma contabilidade de qualidade, em conformidade com as leis e normas vigentes e, principalmente, o teste de auditorias fiscais.

SEGURANÇA JURÍDICA DO COMÉRCIO

Então, no campo legal, o contador está autorizado a realizar o formalismo legal relacionado a todas as operações que afetam ou não os estatutos da empresa:

  • Elaboração das atas de assembleias gerais ordinárias e extraordinárias
  • Atualizações de status
  • E muito mais!

SEGURANÇA SOCIAL DA EMPRESA

Finalmente, no campo social, o contador credenciado é capaz de ajudar a gerenciar o ramo de recursos humanos da empresa:

  • Elaboração de contratos de trabalho
  • Conclusão das formalidades relacionadas à contratação
  • Declaração de encargos sociais
  • Elaboração de documentos relacionados ao final do contrato (recibo de saldo de qualquer conta, certificado, etc.).

O contador não está imune a um erro. No entanto, se ele comete um, é ele quem permanece responsável (e não a empresa).

O PAPEL DO CONTADOR NA ABERTURA DE UM COMÉRCIO

O contador pode realizar uma missão de apoio para iniciar um negócio.  Seu papel será então otimizar:

  • O estatuto jurídico da empresa: determinará se é melhor exercer a atividade em nome próprio (pessoa física) ou em empresa (pessoa jurídica);
  • O Sistema de Tributação do Imposto de Renda: otimizará o sistema de imposto de renda e ajudará a escolher entre a tributação;

Além disso, ele será competente para estabelecer o plano de negócios do criador. Poderá cuidar de estabelecer todas as tabelas que compõem a previsão financeira.

O PAPEL DO CONTADOR DURANTE A VIDA DO SEU COMÉRCIO

Por fim, durante a execução do seu comércio, esse profissional traz sua expertise em diferentes domínios de decisão:

O diagnóstico da situação financeira: tomando a contabilidade de um comércio, o contador é o mais apto para determinar o estado financeiro do mesmo. O contador possui ferramentas de gestão para antecipar melhor o futuro financeiro da sua empresa (dashboards, definição de indicadores, realização de orçamentos de caixa, etc.);

O CONTADOR FORNECE CREDIBILIDADE AO SEU COMÉRCIO

A presença de um contador é uma situação que tranquiliza a administração fiscal. De fato, esse profissional não é capaz de permitir que empreendedores façam o que querem. Ele deve respeitar, durante sua missão, um conjunto de disposições estabelecidas em um código de ética. Ele é treinado para aplicar procedimentos especiais em casos de fraude, lavagem de dinheiro ou peculato.

Além disso, nas relações com os seus parceiros (e, em especial, os bancos ou os investidores), o revisor oficial de contas contribui com uma ajuda não negligenciável.

Tags: No tags

Leave a Comment